Justiça ou tirania? 07/04/2025

Idosa condenada por atos de 8 de janeiro recorre à OEA alegando violações de direitos humanos

Adalgiza Maria Dourado, de 65 anos, condenada a 14 anos de prisão pelos eventos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, recorreu à Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio de seu advogado Luiz Felipe Pereira da Cunha, alegando violação de direitos humanos e risco à sua integridade física e mental.

A defesa da idosa, atualmente custodiada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, solicitou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA que intervenha junto à Justiça brasileira para recomendar a conversão de sua pena em prisão domiciliar. O pedido destaca o agravamento do estado de saúde de Adalgiza, que enfrenta arritmia cardíaca, depressão e pensamentos suicidas, sem o devido acesso a tratamento médico e psicológico adequado.

Segundo a petição encaminhada à Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH, a defesa afirma que solicitações feitas desde dezembro de 2024 para a realização de exames e acompanhamento psiquiátrico ainda não foram atendidas. A falta de atendimento teria sido agravada por um surto de Covid-19 ocorrido na unidade em fevereiro de 2025, período em que, segundo o documento, a detenta corria risco de contaminação.

O advogado Luiz Felipe Cunha acusa ainda o sistema judiciário de recusar repetidamente o pedido de prisão domiciliar de forma arbitrária e critica decisões do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal, por supostamente retirar a competência da Vara de Execuções Penais do DF, dificultando o acesso da ré a medidas alternativas.

Diante da situação, os representantes legais de Adalgiza solicitam que a CIDH trate o caso com urgência, investigue a retirada da competência da VEP-DF e denuncie o que consideram uma grave violação dos direitos humanos e das normas internacionais ratificadas pelo Brasil.

Our team

Our strength lies in our individuality. Set up by Esther Bryce, the team strives to bring in the best talent in various fields, from architecture to interior design and sales.

woman wearing black scoop-neck long-sleeved shirt
woman wearing black scoop-neck long-sleeved shirt
Esther Bryce

Founder / Interior designer

woman in black blazer with brown hair
woman in black blazer with brown hair
Lianne Wilson

Broker

man standing near white wall
man standing near white wall
Jaden Smith

Architect

woman smiling wearing denim jacket
woman smiling wearing denim jacket
Jessica Kim

Photographer